terça-feira, 26 de novembro de 2013

A história da evolução da química

Introdução à História da Química

  Se compararmos os milhões de anos que sabemos existir vida humana na Terra com a curiosidade de saber do que é constituída a matéria, chegaremos à conclusão de que esta preocupação é muito recente. Provavelmente os primeiros a se preocuparem em especular sobre a constituição da matéria foram os gregos, há pouco mais de 2.400 anos.

O homem pré-histórico, por tentativas e erros, descobriu como lascar a pedra como construir armas e algo muito importante na história da matéria - o fogo - através do atrito entre pedaços de madeira.

Na história da química, foram também importantes, as descobertas de alguns metais, milhares de anos antes de Cristo. O ouro, que deve ter sido encontrado na forma de pepitas, o cobre, talvez livre ou chamando a atenção por sua cor quando alguma fogueira foi produzida em local onde havia o seu minério. De qualquer forma, aproximadamente 3000 a.C. o ser humano conhecia o chumbo, o cobre, o bronze (obtido da fusão do estanho com o cobre). O ferro, talvez conhecido através da queda de meteoritos, já era utilizado pelo hititas, 1500 a.C.

Enfim, as civilizações antigas desenvolveram a metalurgia eobtiveram o vinho, a cerveja, o vidro e uma série de outros materiais, sem se preocupar por que tais fenômenos ocorriam. Apesar disso, a contribuição das civilizações anteriores à Era Cristã não pode ser desprezada, pois foram conquistas importantes para desenvolvimento da ciência moderna.

A Teoria dos Quatro Elementos

A curiosidade dos filósofos gregos sobre a natureza levou-os a refletir e debater a respeito da constituição da matéria. Tales, ao perceber que a água poderia existir na forma líquida, sólida e gasosa, propôs, quase 600 anos a.C., que todo o universo era formado por água. Posteriormente, outro grego sugeriu ser o ar a base de tudo que existia sobre a Terra. No século V a.C. Heráclito supôs ser o fogo a base de tudo que existia.

Unindo estas três idéias e acrescentando a terra, Empédocles formulou a Teoria dos Quatro Elementos, segundo a qual ar, água, fogo e terra poderiam unir-se graças ao amor e desunir graças a força do ódio.

Dentre todas as concepções gregas sobre a matéria, a mais lembrada, já que foi retomada 24 séculos mais tarde, é a de Leucipo, defendida também pelo filósofo Demócrito. Segundo eles, a matéria seria formada por diminutas partículas, que não poderiam sofrer qualquer tipo de divisão, os átomos.

Pouco depois, Aristóteles, filósofo que teve grande liderança, criticou a filosofia atomista e complementou a Teoria dos Quatro Elementos. Segundo ele, qualquer um desses elementos poderiam ser transformados em outro, já que os quatro eram constituídos de algo em comum. Aristóteles defendeu muitas idéias que provavelmente atrasaram o desenvolvimento da Química e da Física em especial.

Apesar dos filósofos gregos terem sido os primeiros a se preocuparem com a composição da matéria, não se pode dizer que eles fizeram um trabalho científico, uma vez que ele era totalmente desvinculado da parte experimental.

Os Alquimistas e a Alquimia

No "atraso" representado pelas idéias de Aristóteles inspirou-se a Alquimia. Já que havia uma matéria comum aos quatro elementos e que bastava mudá-la, começaram eles buscar a pedra filosofal, capaz de transformar qualquer metal em ouro, e o elixir da vida, que teria como propriedade a capacidade de tornar-nos imortais.

Os Alquimistas, desde o início da Era Cristã até o século XVII, com sua busca incansável para obter a pedra filosofal e o elixir da vida, um misto de ciência com muito misticismo, foram muito importantes para a química moderna. Foram eles que legaram à ciência moderna a descoberta de muitas substâncias, além de instrumentos de laboratório e algumas técnicas das quais se velaram cientistas do século XVII.

Eles deixaram receitas sobre obtenção de pólvora, de alguns ácidos, bases e sais, do álcool através da destilação do vinho. Supõe-se que os elementos arsênio, antimônio, bismuto, fósforo e zinco também foram obtidos por eles. Talvez os principais legados dos alquimistas sejam a técnica e a aparelhagem utilizadas. Eles desenvolveram destilações, cristalizações, aparelhos para refinar metais e obter ligas (metalurgia), enfim, foram os autores das práticas de laboratório.

A Química Moderna

Robert Boyle é considerado por muitos o iniciador da Química Moderna, em meados do século XVII. No período da química moderna, Boyle conseguiu obter o fósforo branco a partir da urina (o fósforo já tinha sido obtido por um alquimista que descrevera seu brilho e sua capacidade de inflamar). Foi a partir de uma série de experimentos que Boyle conseguiu repetir o feito do alquimista e reconhecer o fósforo como elemento.

Em decorrência da postura e dos procedimentos utilizados nas ciências, busca-se um aperfeiçoamento constante. A química, como qualquer ciência moderna, procura explicações através da construção de modelos para justificar fatos experimentais. Hoje, muitos cientistas consideram Lavoisier, que viveu no século XVIII, o grande iniciador da química experimental.

Fonte: A maior parte do texto acima foi transcrita do livro Química Geral e Inorgânica, Volume 1, Autora: Vera Lúcia Duarte de Novais, Editora: Editora Atual Ltda. Todos os direitos reservados.

A Importância da Química

A química sempre assustou as pessoas, não pela sua complexidade, visto que se trata de uma matéria simples, mas sim pelo emprego errado do termo química.

A palavra "química", algumas vezes é referida como uma coisa ruim, mas não é bem assim, as pessoas acham que a química está em produtos perigosos, tóxicos , ou venenosos, ela está realmente, mas não é só nessa coisas que ela está.

As vezes, donas de casa vão até o supermercado paracomprar algumas verduras e frutas, e lá chegando encontram pessoas também comprando as frutas e as verduras e essas pessoas falam, "nossa como essas frutas estão bonitas, principalmente estes morangos, mas é uma pena que estão cheios de 'química', a 'química' dessas frutas pode até matar uma pessoa."

Isso é real, muitas frutas, às vezes, possuem grandes quantidades de agrotóxicos e outros produtos químicos 'pesados', mas isso é, geralmente, necessário para que as frutas de clima frio se adapte ao nosso clima tropical.

Muitas pessoas conhecem a Química como ciência e sabem que ela é extremamente importante para a vida no nosso planeta, se os reagentes e produtos químicos não existissem seria muito difícil existir vida na Terra ou em qualquer outro lugar do universo, para ser mais preciso, nem mesmo o nosso sistema solar existiria, o sol também não existiria, visto que nele ocorre a cada segundo, milhões de reações de fusão nuclear que na verdade também é reação química.

Reação química é toda reação entre dois produtos dando origem a um produto diferente dos iniciais, se isso ocorrer então ocorreu reação química, sendo assim pode-se perceber que a química está no dia-a-dia das pessoas mais do que elas imaginam, pois quando ela acorda, pela manhã, o seu organismo irá realizar inúmeras reações químicas, sem mesmo a pessoa saber ou querer, só para ilustrar o sulco nasal ou o que fica nos olhos é um produto de reações químicas que ocorreram durante a noite ou durante o dia no organismo da pessoa. Essa pessoa então levanta e se dirige em direção ao banheiro, para essa pessoa chegar até o banheiro ela necessitou de energia para realizar um trabalho e de onde veio essa energia? Chegando no banheiro a pessoa abre a torneira que geralmente é de algum metal ou até mesmo de plástico que são também química.

Deu para notar que a química está no dia a dia de qualquer pessoa, quer ela queira ou não, se a pessoa morre, ela geralmente será enterrada ou cremada, se ela for cremada seu corpo entrara em combustão, que nada mais é que uma reação química muito comum, na química, por um outro lado se a pessoa preferir ser enterrada, ela sofrerá mais reações químicas do que se fosso queimada, pois o corpo humano é matéria orgânica, ou seja, serve também de alimento para outros seres vivos, sendo assim nem mesmo morto uma pessoa estará livre da química, porém uma pessoa fala que se ela então fosse para a Lua, ela não estaria tão dependente da química como está aqui. Erro crucial dessa pessoa, pois se ela for para a Lua aí sim que ela dependerá mais da química, isso de forma muito mais racional, pois lá não existe atmosfera, que é uma concentração de gases que de certa forma protege o nosso planeta, então essa pessoa necessitaria de tubos de oxigênio, sem falar nas roupas que ela estaria sujeita e obrigada a usar.

Sendo assim dá para perceber que a química está em quase tudo que se vê e até em muitas coisas que não dá para ser vistas, ou seja, a Química está não só em nosso planeta, mas sim em todo o universo.

O grande desenvolvimento do nosso planeta em diversas áreas, é devido principalmente ao desenvolvimento e utilização da química que é hoje uma ciência nova, mas de importancia fundamental para o desenvolvimento, proteção e até mesmo destruição de nosso planeta.

Alguns países já utiliza as reações químicas para provocar morte e destruição, um exemplo da utilização errada desta ciência, foi a utilização da bomba atômica que caiu sobre duas cidades japonesas, durante a Segunda guerra mundial. Algumas pessoas falam que a bomba atômica é uma coisa que a Física estuda, sim isso é verdadeiro, mas a química também estuda e estuda pelo lado químico da coisa, que seria as reações que ocorrem dentro e também as possíveis reações que pode provocar um impacto deste tamanho em uma cidade, em uma pessoa.

O meio ambiente também está nas "mãos" da Química, visto que é os inúmeros produtos químicos que poluem os rios, lagos, florestas, e cidades do nosso planeta, mas também é desta ciência que vem a ajuda, ou seja, a solução para muitos desses problemas com poluição e degradação do meio ambiente.

A Química é uma ciência nova, entretanto tem grande responsabilidade sobre o nosso mundo, pois será dela que poderá sair a solução para muitos dos problemas enfrentados por todos. O profissional nessa área também terá grande responsabilidade e será necessário a maior valorização dele, pois em muitos países ele é tratado como um doido que detém de conhecimentos estranhos que podem prejudicar as pessoas, por isso é tratado com 'cuidado' e receio pelas pessoas do povo.

Na verdade o profissional da Química é uma pessoa normal, que faz as mesmas coisas das outras pessoas e vive normalmente em sociedade, e passa despercebido em um grande conjunto de pessoas.

A química é tudo que existe e se vê e o que não se vê também, logo a química é sua vida, você vive pela química e da química.

Reflita um momento sobre essa última frase e verá que não está errada.

Por: Renan Bardine

 Ensino de Química para formar cidadãos

Um objetivo da educação e do ensino de Química, em especial, é formar cidadãos, isto é, desenvolver no aluno a capacidade de participar criticamente nas questões da sociedade.

Uma das principais finalidades da educação, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB Lei Nº 9.394/96), é o preparo do educando para o exercício da cidadania. A Química não é colocada à parte desse dever; pelo contrário, a comunidade de educadores químicos brasileiros em inúmeras pesquisas e trabalhos acadêmicos publicados defende a formação da cidadania como objetivo básico do ensino dessa ciência. No entanto, surge a questão:

O que realmente significa ensinar Química para formar o cidadão?

Significa, de forma sucinta, ensinar o conteúdo de Química com um intuito primordial de desenvolver no aluno a capacidade de participar criticamente nas questões da sociedade, ou seja, “a capacidade de tomar decisões fundamentadas em informações e ponderadas as diversas consequências decorrentes de tal posicionamento” (SANTOS e SCHETZLER, 1996, p. 29).

A Química é uma ciência que está constantemente presente em nossa sociedade, em produtos consumidos, em medicamentos e tratamentos médicos, na alimentação, nos combustíveis, na geração de energia, nas propagandas, na tecnologia, no meio ambiente, nas consequências para a economia e assim por diante. Portanto, exige-se que o cidadão tenha o mínimo de conhecimento químico para poder participar na sociedade tecnológica atual.

“Trata-se de formar o cidadão-aluno para sobreviver e atuar de forma responsável e comprometida nesta sociedade científico-tecnológica, na qual a Química aparece como relevante instrumento para investigação, produção de bens e desenvolvimento socioeconômico e interfere diretamente no cotidiano das pessoas.” (AGUIAR, MARIA e MARTINS, 2003, p. 18)

O professor precisa, então, abordar em sala de aula as informações químicas fundamentais que forneçam uma base para o aluno participar nas decisões da sociedade, cônscios dos efeitos de suas decisões. Isso significa que o aluno, para se tornar um cidadão, precisa saber participar e julgar.

Para tanto, o professor tem que selecionar os conteúdos de modo a relacioná-los, de forma contextualizada, com o cotidiano do aluno. Por exemplo, deve-se levar para a sala de aula discussões de aspectos sociais, a fim de instigar no aluno o senso crítico sobre as tomadas de decisões para solucionar o problema em questão. Portanto, não se deve apenas tratar de maneira isolada determinado aspecto social, sendo necessária uma discussão crítica de suas implicações sociais integradas aos conceitos químicos.

Vis ando a construção de um modelo de desenvolvimento comprometido com a cidadania planetária e ajudando o aluno a não pensar somente em si, mas em toda a sociedade na qual está inserido, é preciso que se discuta a necessidade de uma mudança de atitudes e valores das pessoas para o uso mais adequado das tecnologias e para a preservação do ambiente; também mostrar a complexidade dos aspectos sociais, econômicos, políticos e ambientais, que estão envolvidos nos problemas mundiais e regionais.

Na escolha dos temas que serão abordados, o professor tem liberdade de escolha, considerando o momento histórico da sociedade, o ambiente em sala de aula, o dia a dia dos alunos, sua realidade social, cultural, a comunidade na qual vivem, entre outros fatores. Mas é preciso entender que a escolha por temas regionais é de importância primária.

Ensinar Química para formar o cidadão envolve também apresentar aos educandos uma concepção de ciência como um processo em construção. Pois, ao se levar em conta o caráter histórico da Química, mostrando que ela é uma ciência investigativa e compreendendo os aspectos relativos à filosofia das ciências, enfatiza-se o seu papel social. Isso pode ser conseguido por meio de experimentações simples e de estudos de aspectos históricos do conhecimento químico.

Além disso, o professor deve usar uma linguagem acessível, evitando extravagâncias no uso de termos químicos desconhecidos para os alunos ou que possam dificultar o entendimento. O mesmo se aplica aos cálculos químicos, que são sim um aspecto importante da aprendizagem; mas o professor deve tomar o cuidado de não fazer um tratamento algébrico excessivo, para que não fique sem significado para os alunos.

Recorrer à memorização, como que ensinando apenas para passar no vestibular, também não é ensinar para formar o cidadão.

Enfim, o professor que tem o objetivo de ensinar para a cidadania precisar ter uma nova maneira de encarar a educação, diferente da que é adotada hoje e aplicada em sala de aula. É necessário investir tempo no preparo de uma nova postura frente aos alunos, visando o desenvolvimento de projetos contextualizados e o comprometimento com essa finalidade da educação. Apesar dos desafios e dificuldades para colocar isso em prática, vale a pena, pois:

 “Quando se valorizam a construção de conhecimentos químicos pelo aluno e a ampliação do processo ensino-aprendizagem ao cotidiano, aliadas a práticas de pesquisa experimental e ao exercício da cidadania, como veículo contextualizador e humanizador, na verdade está se praticando a Educação Química.” (AGUIAR, MARIA e MARTINS, 2003, p. 18)

Essa nova postura realmente faz a diferença na formação de cidadãos capazes de contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

sábado, 16 de novembro de 2013

Para que serve a Química?

Bem, como eu disse anteriormente, você já deve ter feito essa pergunta. Mas você mesmo pode responder isso. Pode começar, por exemplo, a imaginar como seria um dia sem a utilização da Química. Se acredita que seria legal, pense bem... e no final de tudo faça uma analise e ... boa sorte!
Vamos supor... que "são 6:00h da manhã e você precisa ir a escola. Se levanta e vai acender as luzes do quarto, mas...É impossível: o funcionamento de uma lâmpada incandescente envolve o aquecimento de um filamento de tungstênio num bulbo de vidro. Tanto a extração do tungstênio, a partir de seu minério, quanto a produção do vidro dependem de processos químicos.
Na hora de se arrumar para tomar banho e escovar os dentes, você não pode usar sabonete, xampu ou creme dental, pois todos são produtos da indústria química.
Você vai se vestir, colocar uma calça, um par de tênis, uma camiseta ... De jeito nenhum! Os corantes e os polímeros (náilon e poliéster) não existem sem a Química.
A sua mãe está esperando para levá-lo ao colégio de carro? Esqueça! Não há carro: o aço, o plástico, os vidros, os pneus e o combustível não estão disponíveis, pois não há indústrias químicas.
Como você teve de ir correndo ao colégio, isso lhe provocou dor de cabeça. Aguente firme, porque sem a Química não há nenhum medicamento para aliviar a dor. Na verdade, não há nem mesmo água potável para você tomar remédio, pois a água, para que possamos consumi-la, é tratada com várias substâncias químicas.
Acabou a manhã! Ufa! Que alívio...
Pelo menos a tarde vai ser legal. Você pode jogar futebol e relaxar, mas lembre-se: sem tênis e sem bola de couro ou plástico..."
E ai, o que achou? Que conclusões você chegou em relação a essa ciência?
Viveria sem ela?

USBERCO, J; SALVADOR, E. Química. São Paulo: Saraiva, v.1, p.12, ed.12, 2006

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Você já se perguntou por que estudar Química?


Não é do conhecimento de todos, mas o estudo dessa ciência se relaciona com os avanços tecnológicos. Imagine se uma pessoa que viveu no século XVI pudesse viajar pelo tempo e ver as inúmeras novidades do século XXI? Ela iria encontrar, por exemplo, um aparelho chamado televisão que é um produto da era tecnológica na qual vivemos e se perguntaria: Como isso é possível?

Daí você pode pensar: Mas o que um televisor tem a ver com Química? A produção de diversos materiais que constituem a televisão depende dos conhecimentos de Química. E isso acontece também com muitos outros produtos presentes em nosso dia a dia, que em cuja composição a ciência está presente.

Nesta seção você terá acesso a inúmeras curiosidades do nosso cotidiano, todas relacionadas com a Química Experimental, saber como são produzidos os mais variados objetos e de quê eles são feitos.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Piadas de Química

Onde os químicos gostam de passar as férias?
R: Na Ilha da Estabilidade (jogue no Google se não entendeu)

Qual o metal favorito dos milionários?
R: Urânio enriquecido

O que é um Comensal da morte?
R: Quem come cianeto de sódio

Quais os 3 modos para se levar uma mulher para casa?
R: Com beleza, com dinheiro ou com clorofórmio

O que um etanol disse a um outro etanol?
R: Êtanóis!

O que é o Google+?
R: um Google que perdeu 1 elétron

Como o químico ri quando está molhado?
R: HOH HOH HOH HOH...

Qual é o elemento mais romântico de todos?
R: O Hélio, que está sempre no s2 (Linus Pauling, lembram?)

Por que é sem graça convidar um químico para sua festa junina?
R: Porque ele sabe quebrar cadeia!

Porque na tabela periódica ninguém fala com o Sn?
R: Porque ele é Estanho

Qual elemento químico merece respeito?
R: O estrôncio (Sr)

Qual o nome do grupo de pagode formado por químicos?
R: Jeito Molécula

Lembram da piada "Onde o elétron joga futebol e com o quê?", pois bem, quem é o melhor juíz para esse jogo?
R: Aquele que é o mais nêutron possível

O que dez carbonos estavam fazendo numa escada?
R: Deceno

Que arma é forjada ao se fundir potássio, níquel e ferro?
R: KNiFe

O que ocorre quando dois pares de aminas e carboxilas se conhecem? (piada feita pela@than__)
R: Elas se tornam "amigoácidos" 

Qual é o elemento químico mais maduro?
R: O argônio, pois ele é +18

Você acha um elétron e leva ele pra casa. Qual o nome dele? 
R: Eletrondoméstico

Porque Deus não tem uma casa própria?
R: Porque pra construir casa é necessário Cal, e Cal é o CÃO (CaO)

Qual é o elemento usado para medição de grandezas?
R: Silício (Si).

Qual é o composto mais acelerado?
R: KOH (km/h).

Qual é o elemento mais violento de todos?
R: Césio (Cs).

O que um químico exigiu do policial ao ser preso?
R: Eu quero o neu número de Avogadro! (Coincidência ou não, Avogadro também era Advogado)

Qual é o melhor composto para neutralizar os compostos de amônio?
R: É o óxido de antimônio

Um átomo falou pra outro:
- Perdi um elétron!
- Tem certeza?
- ...
O que ele respondeu?
R: - Estou positivo!

De que é feito o carro do vocalista do U2?
R: De CAR'BONO

O que é Ba(Na)2 + Sódio + Níquel + Cálcio?
R: Banana NaNiCa

O que é H2O(CO)2?
R: Água de coco

1 carbono e 3 hidrogênios cairam num buraco, o que eles começaram a gritar?
R: Metila daqui, Metila daqui!

Como um químico cumprimenta outro químico?
R: Halo gênio! (pesquise por halogênio)

Porque o átomo comprou uma câmera digital?
R: Para tirar fóton

Que barulho um eletron faz quando cai no chão?
R: Planck

Qual é o ácido mais engraçado de todos?
R: Ácido crômico.

Qual é o ácido mais crente?
R: Ácido acético.

O que um átomo de cromo disse para outro?
R: Cromossomos Bonitos.

Qual é o hidrocarboneto mais presente nos vegetais?
R: É o butano, porque a ciência que estuda eles é a butânica.

Qual é o principal hidrocarboneto do gás de cozinha?
R: É o decano, porque ele vem decano.

Qual é a diferença entre o pântano e o pantanal?
R: O pantanal tem oxigênio. (Para entender, troque o primeiro A das palavras por E, depois procure no google os compostos).

Quantos físico-químicos são necessários para se trocar uma lâmpada?
R: Apenas 1, mas ele fará isso em triplicata. (Em análises, é necessário repetir os procedimentos).

Como se faz água destilada no laboratório?
R: Pondo água no béquer e trazendo-o para o outro lado da bancada.

O que um professor de química disse aos alunos na época das eleições?
R: Se você não faz parte da solução então faz parte do precipitado!

O metil e o metano decidiram pular de um precipício, quem pulou primeiro?
R: O metil, porque ele é o radical.

Qual o lanche favorito do átomo? 
R: Pé-de-moléculas.

Qual o melhor papel higiênico do mundo?
R: Ácido acético, porque ácido fraco limpa o cobre (Cu).

Qual o sal fomado pelo Cobre e o Indio?
R: Cupreto de Indio

O que acontece quando o elétron fica excitado?
R: Ele fica com o spin pra cima (procure por spin)

O que a bolacha água e sal era antes de se formar?
R: Bolacha de ácido e base

Qual o barulho de um químico caindo de um edifício?
R: IUUU PAC...

Qual elemento não ri das piadas de química?
R: O cério.

O que fazem 6 carbonos e 6 hidrogênios de mãos dadas na igreja?
R: Benzeno.

1 - Onde o elétron joga futebol?
R: No campo eletromagnético.

2 - Com o quê?
R: Com a eletrosfera.

Para quem recorrer quando se tem problemas com cálculos químicos?
R: Chame o Avogadro em 602-1023 (pesquise por constante de Avogrado)

Como a política científica define "radical livre" num exame de química?
R: Um manifestante selvagem

Por que o potássio é um elemento racista? 
R: Porque, quando você coloca três deles juntos, você obtém KKK. 

Por que as hemácias não se perdem na corrente sanguínea?
R: Porque elas seguem as plaquetas

Como um elétron atende o telefone?
R: Próton?

Química é uma substância que:
- Um químico orgânico transforma em? R: mau cheiro.
- Um químico analítico transforma em? R:procedimento.
- Um físico-químico transforma em? R: linha reta.
- Um bioquímico transforma em? R: espiral.
- Um engenheiro químico transforma em? R:lucro.

Qual é a formula da água benta?
R: H DEUS O

Qual o nome desse composto: Ba(Na)2Ag?
R: Banana prata!

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Curiosidades sobre Química: Cabelos

A maioria dos seres humanos lava, corta e condiciona oscabelos regularmente. Mas além dos fatos básicos de estética e higiene, existem algumas curiosidades que em geral desconhecemos.

Estrutura básica dos fios de cabelo:

O ser humano médio possui 100.000 fios de cabelo.
Os ruivos, 90.000.
Os que tem cabelos pretos, 110.000.
Os louros, 140.000.
O diâmetro médio do fio de cabelo depende de vários fatores, principalmente da raça do indivíduo. Os louros variam entre0,017 a 0,051 mm e os de cor escura, entre 0,064 e 0,1 mm.

Um simples fio de cabelo pode suportar em média até 100 gramas de peso antes de se romper. Isso significa que todos os cabelos da cabeça podem juntos, pelo menos teoricamente, suportar o peso de dois elefantes africanos adultos (~ 5.000 kg cada).

Crescimento médio anual: 12 cm.O cabelo feminino cresce mais devagar que o masculino.O cabelo masculino é mais denso que o feminino.Acima de 50% dos homens com idade na faixa de 50 anos, tem a queda de cabelos segundo um padrão definido masculino.40 % das mulheres na época que atingem a menopausa, terão um padrão feminino hereditário de queda dos cabelos.Em geral, 90% dos fios de cabelo estão em crescimento e 10% em repouso.Distúrbios da tireóide e deficiência de ferro no organismo são fatores reversíveis da queda do cabelo.A maioria das drogas e vários tipos de medicamentos causam a queda dos cabelos.Pode-se perder mais de 50 % dos cabelos antes de que se torne evidente para as outras pessoas.É normal a perda de 100 fios de cabelo por dia e esse número ainda varia segundo vários fatores, entre eles, a alimentação, o estado de saúde e hábitos individuais.Diariamente nos adultos médios, a soma total do crescimento dos fios de cabelo atinge 35 metros.O cabelo é o tecido humano que mais cresce no corpo.Pontas de fios quebrados não podem ser consertadas e devem ser cortadas.Cortar os cabelos não interfere com seu crescimento.O cabelo cresce mais no clima quente do que no frio.Nas pessoas idosas o cabelo cresce menos e torna-se menos denso.A higiene correta não resseca os cabelos.A lavagem frequente não aumenta a queda de cabelos.Pentear é menos prejudicial do que escovar.Massagear regularmente o couro cabeludo, aumenta o fluxo sanguíneo que irriga as raízes dos cabelos.A poluição é prejudicial aos cabelos; ela enfraquece e tira seu esplendor. É particularmente prejudicial aos cabelos oleosos, uma vez que atrai e retém as impurezas contidas na atmosfera.A umidade estica os fios do cabelo.A textura ou trama do cabelo é determinada pelo diâmetro individual de cada fio.O cabelo não revela a que sexo pertence a pessoa.Cabelos de pessoas da raça negra crescem mais devagar e são mais frágeis que os de outras raças.Cabelos de pessoas asiáticas crescem mais rápido e possuem maior elasticidade.Africanos e europeus são mais propensos a ficar carecas do que os asiáticos.

Curiosidades sobre Química: Por que os fogos de artifícios são coloridos?

Para entendermos melhor como ocorre um show pirotécnico, temos que primeiramente ficar ciente que os fogos de artifício são compostos de pólvora, pavio e fogo, onde é arremessada por uma forte carga explosiva por tubos.

A base de cores nas quais vemos em comemorações e afins é a mistura de produtos químicos com a pólvora, aqui já citada, para entender melhor veja: o sódio ou o cálcio com as substâncias  corretas podemos obervar a cor amarela – o estrôncio ou lítio, vermelha – o bário, verde – o cobre ou potássio, azul.

Existem diversos tipos de fogos de artifício, veja alguns:

O morteiro comum é de apenas um tiro, sendo que este é carregado de pólvora num tubo de explosão, podendo ser estourado até mesmo a distância, por computador;O rojão tem como formato tipo um cano no qual arremessa os explosivos na direção apontada;As bombas que criam formas no céu são chamadas de orientais. A pólvora de concentra no centro do tubo num suporte de papelão com o desenho que veremos quando for lançado. O que não imaginamos é que nesse suporte são coladas as cápsulas que têm em sua composição uma mistura química que transformará o estouro num ponto luminoso e colorido,Já que citamos que nos fogos de artifício acontecem uma explosão, e que para essa seja ouvida, a ignição começa pelo morteiro, passa pelo estopim e depois para a bomba, ou seja, para explodir e ser ouvida e vermos as formas ao estourar a carga de pólvora lança com toda força as cápsulas na qual elas se acendem numa certa distância e se queimam.

Algumas curiosidades:

A cápsula já citada tem uma camada externa de pólvora, ou seja, quanto maior quantidade, maior a figura desenhada no céu;Quanto mais longo o estopim, maior a altitude atingida pela bomba;Maior explosão bombou mais de 56 mil rojões,De acordo com o Guinness, o recorde da maior apresentação de fogos do mundo é de Roy Lowry, da Inglaterra, que coordenou a explosão de 56 645 rojões em menos de 60 segundos, em agosto de 2006.

Curiosidades sobre Química: Por que um alimento é mais calórico que o outro.

 Por que um alimento é mais calórico que outro? 

Os alimentos contêm valores energéticos. 
Veja na tabela a seguir alguns valores energéticos. São geralmente encontrados em calorias (cal) ou em quilocalorias (Kcal).

ALIMENTO - VALOR ENERGÉTICO (Cal/g)

Arroz - 3,60

Açúcar - 4,00

Batata - 0,90

Carne - 2,90

Chocolate - 4,67

Manteiga - 7,60

Peixe - 0,84

Esses “valores energéticos” correspondem à energia liberada nas reações químicas do metabolismo desses alimentos no organismo. 
Se dizemos que o chocolate tem muita caloria, na verdade queremos dizer que nas reações do metabolismo do chocolate no organismo, há liberação de muita energia.

Desionização da Água

Como obter água purificada?

A água destilada é largamente utilizada no dia-a-dia como águapurificada. Durante a destilação, as impurezas são removidas por um processo de evaporação, seguido de uma condensação. A água pode ser destilada, isto é, sujeita a duas destilações sucessivas para melhorar o grau de pureza. A água bidestilada ainda está longe de ser uma água muito pura.

Um outro processo de purificar a água, mais eficaz, é a desionização, uma técnica que permite remover os sais. A água desionizada é uma água que não tem praticamente sais dissolvidos, mas pode ainda conter compostos não iónicos, como sílica ou matéria orgânica. A desionização da água implica a sua passagem por uma resina de troca iónica. Durante a passagem da água ocorre uma troca de iões com a resina:

Os iões negativos(sulfato, carbonato, cloreto) ficam retidos na resina esão substituídos por iões hidróxido. 

Os iões positivos (sódio, potássio, cálcio , magnésio) são trocados pelo ião hidrogénio.

Para os trabalhos laboratoriais mais exigentes utiliza-se água bidestilada que depois é desionizada. Por fim, é filtrada através de uma membrana de baixa porosidade para remover a matéria orgânica.

Podem-se beber estes tipos de águas?

A ingestão acidental de águas purificadasnão representa perigo para a saúde. Mas, se a ingestão for regular, o corpo pode ficar privado dos sais de que necessita, o que pode causarproblemas de descalcificação (falta de cálcio nos ossos e nos dentes) ou problemas cardiovasculares. Apesar de não constituir um perigo imediato, beber regularmente água purificada pode ser prejudicial à saúde.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Apostila SAS

Cap. 23 - Eletrolise com eletrodos reativos (Eletrodeposição)

 

Kps
 1: O Kps do AgCl a 25oC é 1,0x10-10. Calcule as concentrações de Ag+ e Clem
solução saturada de AgCl e a solubilidade molar do AgCl.
reação = AgCl http://www.ufpa.br/quimicanalitica/seta.gifAg+ + Cl-
Kps = [Ag+].[Cl-]
onde s é a solubilidade molar : [Ag+] = [Cl-] = s
substituindo na equação do Kps
1,0x10-10 = [Ag+].[Cl-]
1,0x10-10 = s . s
1,0x10-10 = s2
s = (1,0x10-10)1/2
s = 1,0x10-5 = R1
se s = [Ag+] = [Cl-] = 1x10-5 = R2
 
 2: 10mL de AgNO3 0,2M é adicionado a 10mL de NaCl 0,10M. Calcule a
concentração de Cl- remanescente na solução em equilíbrio e a solubilidade do AgCl.
10mL de AgNO3 + 10mL de NaCl = 20mL de solução final
AgNO3 + NaCl http://www.ufpa.br/quimicanalitica/seta.gifAgCl + NaNO3
Ag+ + Cl- http://www.ufpa.br/quimicanalitica/seta.gifAgCl
Kps = [Ag+].[Cl-]
Cálculo dos milimols de [Ag+] e [Cl-]
Ag+ = 0,20 x 10 = 2mmol
Cl- = 0,10 x 10 = 1mmol
Excesso de Ag+ = 2mmol - 1mmol = 1mmol
Concentração final de Ag+ = 1mmol/20 mL = 0,050M
Substituindo na equação do Kps
0,050[Cl-] = 1,0x10-10
[Cl-] = 1,0x10-10
             0,050
[Cl-] = 2x10-9M = R1
A concentração de [Cl-] é igual a solubilidade de AgCl
sAgCl = 2x10-9M = R2
 
3- Dois compostos AB e AC2 tem produtos de solubilidade igual a 4x10-18. Qual o 
mais solúvel. Justifique ? 
R = o composto AC
2 é o mais solúvel (s=1x10-6) pois sua solubilidade é maior que a do composto AB (s=2x10-9) 
 
 
 
PH e POH
1.    Determine o pH de uma solução 0,005M de ácido sulfúrico?
http://www.profjoaoneto.com.br/fisicoq/imagemph/phepoh21.gif
 
2. Uma solução apresenta concentração hidrogeniônica igual a 10-11 mol/L. Qual é o seu pOH?
http://www.profjoaoneto.com.br/fisicoq/imagemph/phepoh22.gif
 
3. Foi preparada uma solução 0,04M de ácido clorídrico (HCl). Descobrir o seu pOH.
http://www.profjoaoneto.com.br/fisicoq/imagemph/phepoh23.gif
KH
1.        Dados os compostos: NaCN, KCl, NH4Cl, KOH, H2SO4:
Coloque esses compostos em ordem crescente de acidez.
R: KOH < NaCN < KCl < NH4Cl < H2SO4
2.     A concentração da água, [H2O] é praticamente constante. Podemos associá-la a K´ e definir uma nova constante de equilíbrio, Kh:
http://www.iped.com.br/sie/uploads/22514.jpg
 
3. Um sal, ao ser solubilizado em água, pode formar uma solução com pH menor, maior ou igual a 7, dependendo
do ácido ou da base de origem. Esses vários valores de pH ocorrem devido ao processo de hidrólise que um íon de
origem fraca sofre ao entrar em contato com a água. O equilíbrio entre as espécies formadas é representado pela
constantes de hidrólise (Kh), cujo valor é obtido através da razão entre a constante de ionização da água (Kw) e a
constante de ionização do ácido (Ka) ou da base (Kb). Com base na informação acima descrita, calcule o valor
do pH de uma solução obtida pela dissolução de 7,40g de acetato de sódio (NaCH3COO) em um volume total de 500 mL.
 
Dados: massas (g/mol): Na = 23; C = 12; H = 1; O = 16;
Kw=1,0 x 10^–14
Ka=1,8 x 10^–5 à T = 25 °C.
 
a) 5
b) 6
c) 8
d) 9
Molaridade da solução: M = 7,4 / 0,5*82 => M = 0,18 mol/L
 
Equação de equilíbrio:
 
CH3COO^- + H2O <===> CH3COOH + OH^-
 
Kh = 1,0*10^-14 / 1,8*10^-5
Kh = 5,55*10^-10
 
Kh = [CH3COOH]*[OH^-] / [CH3COO^-]
 
5,55*10^10 = x*x / 0,18
x² = 10^-10 => x = [OH^-] = 10^-5 mol/L
 
pOH = 5
pH = 14 - 5
pH = 9
 
 
 
 

Apostila SAS

Cap. 22 - Eletrólise ígnea e em meio aquoso



1)(PUC-CAMP) Se, na aula sobre eletrolise, um aluno tiver que exemplificar um produto que é industrialmente obtido por tal processo, poderá citar:
I A soda caustica;
II O ferro;
III O alumínio.
Desses exemplos, somente:
a)   I é corrreto
b)   II é correto
c)   III é correto
d)   I e III são corretos
e)   II e III são corretos  
RESPOSTA: D
 JUSTIFICATIVA: industrialmente obtém-se alumínio através da eletrolise ígnea do alumínio (bauxita) .
O alumínio se dissocia
.à2+
No eletrodo negativo ocorre a seguinte reação :
4à 4Al
No eletrodo positivo :
6à 
A equação global é :
2à 4+
4à4Al
à+ 12
à 4Al+
Solda caustica é obtido através da eletrolise de cloreto de sódio
2NaCl+ 2O à  + 2NaOH +
2)   (fuvest) É comum encontrar nas lojas de materiais para piscina o anuncio : "temos cloro liquido"

a) Há erro em tal anuncio ? Explique.
R: O erro é que , para se obter cloro liquido na pressão ambiente , seria necessário uma temperatura abaixo de -34 . O que chamam de cloro “liquido” , é na verdade uma solução aquosa de cloro , o cloro nas condições ambiente é gasoso .
b)Quando se obtem cloro por eletrolise de soluçao aquosa de cloreto de sodio tambem se forma hidrogenio.Mostre como se formam o hidrogenio e o cloro nessa eletrolise .
R: Eletrolise aquosa do NaCl
2NaCl à 2 + 2
2O + à 2H +  (catodo)
Catodo( - )  Reduçao : +à 
Anodo (+)  Oxidaçao :  + à 
Reaçao global : 2NaCl + O à 2NaOH + 
3)   A semelhança entre as eletrolises ígnea e aquosa do cloreto de sódio é que, em ambas:
a)   A água sofre oxidação do ânodo e redução do cátodo.
b)   Pode haver oxidação do cloreto no anodo
c)   Pode haver desprendimento de hidrogênio no catodo
d)   É obtida soda caustica
e)   Há redução de cloro no cátodo
 RESPOSTA : B
JUSTIFICATIVA :  Eletrolise ígnea do NaCl :
NaCl à  + 
Haverá ocorrência de duas semireaçoes
Catodo (-) :  +
Anodo (+) :Clà +0,5  ou ½  ( oxidaçao )
Soma-se algebricamente os 3 processos
NaClà  
  + àNa
+½ 
Equação global NaCl àNa + 0,5  ou NaClà Na+ ½ 
Eletrolise aquosa do NaCl
2NaClà 2+2
Catodo 2O + à +2
Anodo 2à + 2 oxidação do cloreto
4)   Na eletrolise exaustiva de salmoura, observa-se que com o tempo:
a)   A liberação de gás cloro decresce e a liberação de gás oxigênio crece.
b)   A liberação de gás cloro decresce e a liberação de gás oxigênio não ocorre .
c)   A liberação de gás cloro cresce e a liberação de gás oxigênio permanece constante.
d)   O gás cloro é liberado no ânodo, enquanto o gás oxigênio é liberado no cátodo.
e)   Ocorre deposição de hidrogênio no catodo e deposição de cloro no anodo.
 RESPOSTA : A
JUSTIFICATIVA : Nas eletrolises das soluções aquosas , mesmo quando o   não tem prioridade de descarga em relação ao outro anion , neste caso o cloreto  , os dois anions descarregam simultaneamente no anodo . A descarga do íon hidróxido não e levada em consideração porque é negligenciada . Porem , quando a eletrolise e exaustiva , o fenômeno ocorre por tempo suficiente para que a concentração de íons cloreto fique muito baixa , e isso faz com que a liberação de gás cloro no eletrodo decresça . Logo , a descarga de íon    aumenta e a liberação de gás do oxigênio do anodo cresce . Por tanto , na eletrolise exaustiva da salmora inicialmente temos a liberação considerável de gás cloro no anodo , mas , a medida que o tempo passa , a liberação de gás cloro nesse eletrodo decresce sendo substituída pela liberação do gás oxigênio
5)   Considerando a eletrolise aquosa do sulfato de cobre (II), responda:
a)   Que substancia é produzida no anodo ?
R: Oxigênio
b)   Que substancia é produzida no catodo ?
R: Cobre
c)   Que solução é obtida na célula eletrolítica :
R: 
d)   Qual a equação global desse processo eletroquímico?
R: Cu(aq) + à Cu(s) + ½ +2  + 
JUSTICIATIVA : Eletrolise aquosa do sulfato de cobre
 à 
à  + 
Semirreaçao do catodo 
Entre os anios  e  , os anios hidroxila tem maior facilidade de oxidação , grande gas oxigênio no eletrodo positivo (anodo)
Semirreaçao do anodo : à+ ½ + reação global e a parti de:
à 
à2+ 2
Semirreaçao catodo à Cu
Semirreaçao do anodo : : à+ ½ +
Reação global é : +à2++ Cu (s)+½ (g)

6)   Durante o fenômeno de eletrolise ,podemos afirmar que:
a)   G 0  e  E  0
b)   G0  e    E <   0
c)   G   = 0   e   E = 0
d)   G   0       e   E < 0
e)   G  0  e    E > 0

RESPOTA : D
JUSTIFICATIVA: Eletrolise ocorre exatamente o inverso da pilha, ou seja: Pilha         :   G0                                      Pilha        : E  0
Eletrolise :   G 0      Eletrolise :  E <  0  
                           
7)   As proposições a seguir estão relacionadas com eletrólise:
I. As reações de eletrólise ocorrem com consumo de energia elétrica.
II. Soluções aquosas de glicose não podem ser eletrolisadas porque não conduzem corrente elétrica.
III. Nas eletrólises de soluções salinas, os cátions metálicos sofrem oxidação.

Podemos afirmar que:
a) I é correta.
b) II é correta.
c) III é correta.
d) I e II são corretas.
e) II e III são corretas.
RESPOTA: D
JUSTIFICATIVA :
I-             verdadeira, eletro de eletricidade e lise de quebra, ou seja, consome eletricidade
II-           verdadeira, pois a glicose é uma molécula, ou seja, possuem ligações moleculares e não sofrem ionização, então não conduz eletricidade
III-         errada, cátion sofre redução.

8)   Quando fazemos passar uma corrente elétrica por uma solução aquosa de sulfato de sódio, observamos:

a)   a eletrolise  do .
b)   A formação de uma pilha galvânica.
c)   A eletrolise do solvente
d)   A deposição de sódio no catodo.
e)   A redução do sulfato de anodo .
RESPOSTA: C
JUSTIFICATIVA:
Eletrolise aquosa do  
Anodo = 3O à1/2  + 2 + 2

Catodo = 2O + 2 à  +2 

Equação global = 5O à1/2 +  + + 2  (simplifica)

O  à  1/2 +  ocorre eletrolise do solvente .



9)   As células eletrolíticas e as células galvânicas têm em comum o fato de:
a)   Serem fundamentais em processos espontâneos .
b)   Serem células eletroquimicas.
c)   Ocorrerem apenas em soluções aquosas.
d)   Serem células voltaicas .
e)   Transformarem energia química em energia elétrica
RESPOSTA : B
JUSTIFICATIVA :
a)   errado, pois apenas a galvânica é espontânea .
b)   verdadeira.
c)   errada, existe por exemplo a eletrolise ígnea.
d)   Apenas as galvânicas voltaicas .
e)   Apenas a galvânica faz transformam energia química em energia elétrica.

10)      Observa-se que, ao funcionar, uma pilha eletrolítica sofre aquecimento. Justifique esse fato.  

R- Na eletrolise ocorre o consumo de energia elétrica para gerar energia química, quando isso ocorre o sistema é aquecido, por conta disso, a pilha sofre aquecimento.

QUESTÕES EXTRAS:


Eletrolise ígnea e em meio aquoso Cap 22

01. Com relação à eletrólise ígnea do fluoreto de sódio, NaF, indique:

 

a) a semirreação de redução.

Semirreação de redução: Na+

 (l) + e-

 → Na (s)

 

b) a semirreação de oxidação.

Semirreação de oxidação: 2 F-

 (l) → F2 (g) + 2 e-

 

c) a reação global.

Reação global: 2 Na+

 (l) + 2 F-

 (l) → 2 Na (s) + F2 (g)

 

d) a substância produzida no cátodo.

Na (s)

 

e) a substância produzida no ânodo.

F2 (g)

 

02. Com relação à eletrólise ígnea do cloreto de cálcio, CaCl2, indique:

 

a) a semirreação de redução.

Semirreação de redução: Ca2+

 (l) + 2 e-

 → Ca (s)

 

b) a semirreação de oxidação.

Semirreação de oxidação: 2 Cl-

 (l) → Cl2 (g) + 2 e-

 

c) a reação global.

Reação global: Ca2+

 (l) + 2 Cl-

 (l) → Ca (s) + Cl2 (g)

 

d) a substância produzida no polo negativo.

Ca (s)

 

e) a substância produzida no polo positivo.

Cl2 (g)

03. Com relação à eletrólise ígnea do óxido de ferro III, Fe2O3, indique:

 

a) a semirreação de redução.

Semirreação de redução: Fe3+

 (l) + 3 e-

 → Fe (s)

 

b) a semirreação de oxidação.

Semirreação de oxidação: 2 O2-

 (l) → O2 (g) + 4 e-

 

c) a reação global.

Reação global: 4 Fe3+

 (l) + 6 O2-

 (l) → 4 Fe (s) + 3 O2 (g)

 

d) o gás produzido no ânodo.

O2 (g)

 

e) o metal produzido no cátodo.
Fe (s)